No dia 12 de abril de 1961 concretizou-se um dos grandes sonhos do Homem, a primeira viagem espacial. O cosmonauta Yuri Alexeyevich Gagarin ficou para a posteridade como o primeiro homem a entrar no espaço, completando a órbita terrestre em 1h48m, dentro da nave espacial russa Vostok 1.
Para esta viagem espacial, Yuri Gagarin foi obrigado realizar uma completa preparação psicológica e tecnológica, para que, no final do voo, o astronauta se lembrasse de pormenores importantes para o avanço da corrida ao espaço e decisivos para futuras viagens espaciais, isto tudo depois de ter passado por situações de grande tensão e dureza.
Como os cientistas envolvidos nesta missão queriam saber como é que o astronauta conseguia comer na ausência de gravidade, apesar do tempo de percurso ser curto e de Gagarin não necessitar de qualquer tipo de alimentação, teve de levar alguns mantimentos
Astrônomos às vezes se sentem Robinson Crusoé.
Nós, humanidade, sob certo ponto de vista somos Robinson Crusoé.
Estamos em um certo ponto de uma galáxia, tentando nos localizarmos no Universo.
Robinson, em sua ilha em um certo ponto do Pacífico, procurando pistas sobre sua vizinhança, observava os pássaros que passavam por ali; troncos de árvore carregados por correntes marítimas, etc. Nós, procurando pistas sobre o que nos cerca, temos a luz que chega dos astros para pesquisarmos.
Robinson construiu frágeis canoas e com elas se aventurou mar adentro, alcançando ilhas vizinhas. Há trinta anos, nós, em uma frágil espaçonave, alcançávamos a pedra mais próxima: nossa Lua.
Comemoração 50 anos da 1° viajem espacial
Para comemorar os 50 anos da primeira viagem do homem ao espaço, a Associação Norte-rio-grandense de Astronomia (ANRA) promoverá uma série de palestras de divulgação científica aberta ao público. Para os especialistas, a viagem do homem ao espaço representou um dos maiores sucessos do programa espacial soviético, que deu origem ao Dia do Cosmonauta. Em Natal, o evento esta sendo realizado hoje no miniauditório do Campus Natal-Central do IFRN, até as 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário